Fique de olhos abertos para alimentos trangênicos
- Marcella Lage
- Feb 11, 2015
- 2 min read
O QUE SÃO TRANSGÊNICOS?
Só de olhar você pode não perceber a diferença entre um alimento transgênico e um natural. Mas eles são bem diferentes!!! Transgênicos (ou organismos geneticamente modificados) são seres vivos criados em laboratório a partir de cruzamentos que jamais aconteceriam na natureza. Com essa nova tecnologia, pode-se introduzir um gene de rato, de bactéria, de vírus ou de peixe em espécies de arroz, soja, milho, trigo. Por exemplo, há soja com gene de bactérias e milho com gene de bactérias e vírus. Muitos estudos e evidências relacionam os transgênicos a impactos em nossa saúde, no meio ambiente e na agricultura. A questão é tão grave que a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Ministério da Saúde) e o IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ministério do Meio Ambiente) foram contrários.
Já existem no Brasil, soja e milho transgênicos autorizados para consumo. Portanto, para evitar o seu consumo, é muito importante buscar a informação no rótulo dos alimentos.

RISCOS PARA NOSSA SAÚDE
Não precisamos esperar anos e anos até que haja unanimidade sobre os impactos dos transgênicos. Além das associações com danos que já constam de pesquisas científicas, outros tantos estudos demonstram que os transgênicos estão sendo liberados sem que sejam previamente submetidos a rigorosas avaliações de risco. Em geral, as autorizações acontecem com base nas informações e estudos conduzidos pelas próprias empresas donas das invenções e, naturalmente, interessadas em sua aprovação. Estamos sendo cobaias dessas invenções.
O QUE AS PESQUISAS CIENTÍFICAS INDICAM?
1. AUMENTO DAS ALERGIAS
2. Aumento de resistência aos antibióticos
3. Aumento das substâncias tóxicas
4. Aumento de veneno nos alimentos
O DIREITO DE SABER E ESCOLHER
No Brasil, existem alimentos transgênicos autorizados para consumo: soja e alguns tipos de milho e de algodão. Como sabemos, a soja e o milho são usados na produção de muitos alimentos, como papinhas para crianças, salgadinhos e cereais matinais, óleos, bolachas e massas, margarinas e enlatados. Diversas pesquisas de opinião feitas no país atestam que os consumidores querem saber se o alimento é ou não transgênico. Esta é uma vontade legítima, que está garantida pelo Código de Defesa do Consumidor. Também o Decreto de Rotulagem de Transgênicos (Decreto 4.680/03) exige a informação sempre que o alimento contiver mais de 1% de ingrediente transgênico.

Sempre que possível, consuma produtos orgânicos e prefira marcas que informam ser o alimento “livre de transgênico”.
Comments