De Minas para o Mundo!
- Marcella Lage
- Aug 17, 2015
- 2 min read
Após grande sucesso no mercado mineiro, a Nazinha Produtos Alimentícios, uma grande parceira da Invista Foods, está se preparando para começar a exportar seus produtos a partir do próximo ano.
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), em parceiria com a FIEMG (Federação das Indústrias de Minas Gerais), lançou recentimente em Minas Gerais o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) o qual tem como objetivo diversificar as exportações e ampliar a participação de Minas Gerais no comércio internacional.
Esta é uma grande oportunidade para empresas Mineiras mostrarem o seu potencial e se tornarem referência nacional.
Nazinha, nós da Invista Foods estamos muito contentes com este projeto e confiantes do seu sucesso!!

O plano
O PNCE prevê ações ligadas à cultura exportadora nos estados por meio da mobilização e capacitação de gestores públicos e empresários de pequeno e médio porte por meio de cursos, consultorias e oficinas sobre comércio exterior, além da participação em feiras e eventos internacionais e rodada de negócios.
As ações do plano são desenvolvidas em cinco eixos temáticos: cultura exportadora, inteligência comercial e competitiva, ambiente de negócios, diversificação e qualificação da pauta exportadora e promoção comercial.
São instituições parceiras do plano as Agências Brasileiras de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) e de Desenvolvimento Industrial (ABDI), os bancos da Amazônia (Basa), do Brasil (BB), Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Caixa Econômica Federal, Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sebrae, Senac, Empresa de Correios e Telégrafos (ETC), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e das Relações Exteriores (MRE).
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Altamir Rôso, destacou a importância do programa para o Estado, que irá contar com a participação de diversas entidades. “Esse plano vem ao encontro com o que o empresariado sempre quis, que é abrir as portas dos mercados internacionais. E essas parcerias com as entidades podem trabalhar na profissionalização de todos esses setores envolvidos”, disse.
Já o presidente da Fiemg, Olavo Machado, afirmou que a força da indústria mineira pode ajudar a alavancar a economia do país. “Estamos preparados para remodelar nossos distritos industriais e agregar valor em diversas cadeias produtivas, sempre focando a conquista de novos mercados”. Segundo ele, Minas Gerais possui, atualmente, mais de 1.500 empresas exportadoras e é o segundo Estado exportador do país. Em 2014, as exportações mineiras atingiram US$ 29,32 bilhões.
Comments